Pensar que suplementos são usados apenas por atletas é um grande erro. Nesse vasto mercado existem, é claro, opções para quem quer aumentar o desempenho e ganhar massa muscular, mas existem também suplementos capazes de recuperar o estado nutricional de indivíduos que, com o estresse do dia a dia, não conseguem ter uma alimentação balanceada que ofereça proteínas, carboidratos e gorduras na medida certa.

E é aí que entram os suplementos alimentares, capazes de oferecer inúmeras vantagens quando indicados de forma correta, desde lactantes a idosos, auxiliando na prevenção de doenças, perda da massa muscular e dificuldade de deglutição de alimentos sólidos.

É claro que essa alternativa não substitui uma refeição. Em todos os casos, a suplementação deve compor o conjunto da dieta e ser prescrita por um nutricionista, sempre respeitando as funções orgânicas do paciente. Mesmo porque esses produtos oferecem riscos a saúde sem a realização de exames prévios e o acompanhamento de um profissional capacitado.