Nutricionista Esportiva Comportamental Camila Rezende

Os efeitos nocivos da farinha branca em nosso organismo

Os efeitos nocivos da farinha branca em nosso organismo

Assim como o sal e o açúcar refinado a farinha branca, ingrediente tão comum usado no preparo de pães, bolos, massas, biscoitos e tantas outras receitas, é maléfica a saúde.

Por conter um alto valor glicêmico e ser pobre em nutrientes, graças ao seu processo de refino que reduz em até 80% a quantidade de fibras, a farinha branca no organismo tem ação semelhante a do açúcar, aumentando consideravelmente a taxa de glicose no sangue. Para se ter uma ideia seu consumo em excesso está associado ao aumento do triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

Por outro lado a farinha integral, que não passa pelo mesmo processo de refinamento, preserva seus nutrientes, que incluem proteínas, minerais, vitaminas e fibras sendo uma excelente opção para quem sofre de constipação, promovendo o bom funcionamento intestinal, ou até mesmo indivíduos que desejam perder peso por conferir maior saciedade.

Mas como saber quais alimentos contém este ingrediente? Fácil! A pedido da Anvisa os ingredientes devem ser relacionados no rótulo dos alimentos em ordem decrescente de quantidade. Portanto, ao procuramos um item realmente integral, o primeiro item da lista deverá ser a farinha integral (trigo, centeio ou outra). Ficou na dúvida? Converse com seu nutricionista a respeito!

× Chat WhatsApp