Nota-se constantemente que algumas pessoas não prestam atenção ao que estão ingerindo durante a refeição. Não mastigam adequadamente e nem sequer sentem o sabor do alimento, apenas comem. Isto é um péssimo hábito cada vez mais comum, principalmente entre aqueles indivíduos que não têm tempo para se alimentar decorrente, muitas vezes, da correria do dia-a-dia de trabalho, filhos, estudos e etc.

Não sentir o gosto dos alimentos também pode ocorrer pelo simples fato de assistir televisão durante um almoço. O cérebro não consegue se concentrar no prato, mas sim nas notícias. Em ambos os casos, acabamos comendo mais e mais rápido, atrapalhando a digestão dos alimentos e consequentemente a utilização deles pelo nosso organismo. Isto pode ser o causador de muitos distúrbios que nem imaginamos ter relação com “a hora de comer”, como carências graves de vitaminas e minerais e até obesidade. Os alimentos que não são bem mastigados, não serão bem digeridos, sendo excretados sem que ocorra utilização completa deles. Além disso, pode sobrecarregar o estômago, causando azia, gastrite, refluxo, entre outros. No entanto, o que é mais preocupante nesse caso é a absorção inadequada de nutrientes.

É na boca que a digestão se inicia com a atuação da enzima amilase que decompõe os carboidratos, piorando a situação dos apressados que não gostam de mastigar bem os alimentos. Por essa razão que não somente a qualidade dos alimentos importa durante a refeição, mas também, com uma parcela muito grande de responsabilidade, uma boa mastigação é essencial para uma vida saudável. Devemos praticar a mastigação, primeiramente lembrando-se de soltar os talheres entre uma garfada e outra. Outro ponto importante para a hora de comer é ter consciência que o cérebro demora em média 20 minutos para receber um estímulo “dizendo” que começamos a comer para então, liberar o hormônio da saciedade. Por este motivo que quando fazemos uma refeição muito rápida, sem mastigação adequada, continuamos sentindo fome o que nos força muitas vezes a repetir o prato ou buscar novos alimentos desnecessariamente. Lembre-se, comer com calma proporcionará diversas vantagens ao seu organismo como melhor absorção de nutrientes, mais energia, menos gordura acumulada, manutenção do peso ideal e muito mais!